Sites Grátis no Comunidades.net
ALVARINHO

 


“A Origem do Alvarinho” é a nova campanha de promoção das sub-regiões de Monção e Melgaço, lançada pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV). O objectivo é realçar a autenticidade do território, explorando a história do vinho verde Alvarinho e a sua tradição.

“Origem e Destino”, “Origem e Carácter” e “Origem e Descoberta” são as três declinações da campanha, que faz parte do plano de promoção dos dois conselhos minhotos. Segundo é explicado em comunicado, a CVRVV dispõe de três milhões de euros para um período de seis anos de promoção das sub-regiões e do vinho verde Alvarinho.

Do plano faz parte também o reforço de um selo de garantia exclusivo – “A Origem Alvarinho” -, que distinga os vinhos verdes certificados de Monção e Melgaço dos restantes. A CVRVV vai investir também em programas de formação, apresentações à comunicação social e provas técnicas.

Manuel Pinheiro, presidente da CVRVV, assegura que «pela primeira vez em Portugal, uma sub-região é destacada como sendo válida só por si». O responsável acrescenta ainda que «é necessário reconhecer a exclusividade dos vinhos de Monção e Melgaço e reforçar aquela sub-região como território de origem da casta Alvarinho no universo dos vinhos verdes».

Segundo Manuel Pinheiro, países como França já implementaram iniciativas do género há vários anos.